Pular para o conteúdo principal

Diário de Maternidade #04

Agora que estou no início do terceiro trimestre, eu já me sinto com propriedade para falar sobre alguns assuntos haha. 
O Elton e eu tínhamos algumas preocupações quando pensávamos em ter um baby, primeiro que ele tivesse condição de ser o provedor exclusivo de nosso lar, segundo que eu estivesse pelo menos na reta final da faculdade, visto que o curso de Arquitetura e Urbanismo exige muito do meu tempo. Oramos e ele conseguiu um emprego melhor e eu cheguei na reta final da faculdade, então decidimos ter um baby, mas em momento algum eu me preocupei em pagar um plano ou me preocupei em preparar-me fisicamente pra esse momento único. 
Quando descobrimos que eu estava grávida, logo eu já fui no Posto de Saúde perto da minha casa para ver sobre o pré-natal e fui informada que só poderia iniciar dois meses após aquela data, devido a demanda para aquele tipo de atendimento. Eu comecei, então, a ler sobre maternidade, exames e cuidados necessários e fui fazendo o que podia sem pedido médico. Eu cheguei a fazer duas ecografias antes de iniciar o pré-natal, por conta própria. Após conversar com mamães, entendi o quão importante é fazer o pré-natal desde o primeiro trimestre de gestação, então eu decidi fazer o pré-natal em uma clínica particular e depois ter um acompanhamento também pelo sistema único de saúde e é o que eu faço até hoje. 
Quais as diferenças entre o pré-natal do SUS e particular? As consultas em si são similares e sempre tive um ótimo atendimento no SUS, assim como com a minha obstetra. Uma das diferenças é que no SUS a gestante é atendida um mês por uma enfermeira e no mês seguinte pelo médico da família, enquanto na clínica particular, eu sou atendida por uma profissional ginecologista obstetra e é sempre a mesma profissional. Outra diferença que notei foi em questão de exames ultrassom. Eu não fiz nenhuma ultrassom pelo SUS. Sempre particular. Dizem que é demorado para conseguir e alguns o sistema único de saúde não tem como prover, pois são mais caros, como o exame morfológico, mas eu fui orientada pelo médico da família a fazer particular, caso eu pudesse. Mas no geral ambos os atendimentos são muito bons e os profissionais atenciosos, pelo menos no meu caso. Eu gosto de ter o acompanhamento com a obstetra, na clínica particular, pois ela me acompanha desde o inicio e é sempre a mesma profissional criando assim um vínculo que me proporciona segurança. 
Algo que eu também não pensei sobre antes de ficar grávida, foi o parto e depois que já era gestante eu procurei planos de saúde para parto, mas como são necessários 10 meses de carência, não é possível fazer depois de estar grávida, sendo necessário pagar o parto, o que exige preparação financeira, pois não é barato, caso o desejo seja de fazer em um hospital particular. Mas há também a opção de ganhar o baby na maternidade do município e aqui em São José dos Pinhais todos os meses há dias reservados para os futuros papais visitarem a maternidade. 
Estou agora no início do 7º mês e é incrível o quão rápido o tempo está passando. Eu me sinto mais segura agora e menos paranoica do que no início da gestação, pois como o Elton dizia, eu estava tentando viver dentro de uma bolha haha. Às vezes tenho dificuldade para dormir e mesmo que a minha barriga não seja enorme, às vezes sinto que estou começando a andar como uma patinha ahaha, mas eu amo tudo isso, até as noites de insônia, pois é o horário que o Arthur mexe mais, então posso senti-lo. O bom é que estou em férias da faculdade, então se eu tenho dificuldade para dormir a noite por não encontrar uma posição confortável, eu posso me estender na cama durante a manhã. 

Àqueles que estejam se preparando para ter um baby, eu aconselho a pensarem nas questões médicas e financeiras, a buscarem um profissional da área antes ainda da gestação para que a mamãe já possa tomar vitaminas e estar bem forte fisicamente para receber o tão desejado filho(a). Também tenham fé. Eu percebi que mais do que nunca, precisamos confiar em Deus para ter um filho. Nem sempre estaremos na situação perfeita e também teremos medos e inseguranças, mas planejamento com fé traz ótimos resultados, paz no coração e uma alegria enorme. 

Fique bem e até a próxima!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade: Refeições (meals)

 Hello parents 👋 Que tal praticar vocabulário relacionado a alimentos e refeições com seus filhos de forma divertida e prática?! Essa atividade pode ser feita tanto em português quanto para praticar inglês. Clique no link para fazer download do template: TEMPLATE PARA DOWNLOAD Clique no link para ter acesso a uma atividade digital e divertida: JOGO DA MEMÓRIA Instruções: 1. Após impressão, plastifique a imagem do prato e talheres. Eu mandei plastificar, mas é possível plastificar em casa com papel contact transparente ou fita durex; 2. Recortar as imagens dos alimentos e, se possível, também plastificar para durar mais tempo; 3. Escrever, com caneta pilot ou caneta para quadro branco, onde diz MEAL a refeição (breakfast / café da manhã, almoço / lunch,  jantar / dinner); 4. Escrever no prato os alimentos que deseja na refeição descrita.  Também é possível somente pedir para a criança colocar os alimentos no prato sem ter que escrever, caso a criança ainda não saiba ler ...

Filha

É verdade que eu me chamo Diulia e é verdade que, no momento, eu tenho 20 anos. Das verdades sobre mim, a que mais vale a pena conhecer, é que sim, eu sou uma filha de Deus. Sendo assim eu herdei características e atributos espirituais e tenho em mim parte de sua natureza divina. Todos nós somos filhos espirituais de Deus. Nós somos a geração de Deus (Atos 17:29) A palavra geração significa o ato de gerar e gerar é criar, produzir... isso nos mostra que ser a geração de Deus significa que fomos gerados para Ele. Um outro significado para palavra gerar é nascer e nós nascemos espiritualmente através da Expiação de Jesus Cristo, começamos, então, o processo de tornarmos filhos de Cristo. Saber que sou filha de um Pai Celestial amoroso faz com que eu O sinta mais próximo. Ele é meu Pai. Ele me ouve e Ele me responde. Ele sabe o que é melhor para mim e conhece o meu potencial eterno. Ele quer que eu aprenda e seja como Ele e para isso eu aqui estou. Fui gerada por pais terrenos, q...

Além do frio

Eu tenho aprendido que mesmo na dor e solidão, há esperança e alegria. Como amanhecer em um dia com geada. Uma dia em que o frio penetra no corpo, machuca os lábios e adormecem os dedos.  Além do frio, há uma paisagem espetacular. Uma pequena camada de gelo cobre o verde dos campos. No céu um azul de encantar e o sol ainda a iluminar.  No que pensar? O que sentir? Eu posso focar na dor em meus dedos, na montanha de roupas a cobrir meu corpo ou eu posso encontrar alegria ao contemplar um espetáculo da natureza.  Todos passamos por momentos dolorosos. Nem todos os planos funcionam. Nosso corpo ainda é frágil e suscetível a doenças. As pessoas que amamos morrem e algumas nos decepcionam, mas há algo maior. Há um espetáculo a nossa espera se olharmos além de nossos desafios.